Estratégias do consumidor para lidar com o impacto da inflação no seu orçamento
Para lidar com os preços mais altos, os consumidores brasileiros precisaram traçar novas estratégias ao realizar suas compras em supermercados. Entre elas, podem ser destacadas: redução de quantidade, mudança de marcas, pesquisa de ofertas e suspensão da compra de determinados produtos.
O consumidor tem deixado de fora do carrinho do supermercado proteínas como a carne e supérfluos que costumava comprar antes, como biscoitos e doces.
Segundo dados de um estudo da consultoria Kantar, o valor destinado a uma cesta de 120 categorias de itens, entre alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza, avançou 13,1% no 1° trimestre de 2022, quando comparado com o mesmo período de 2021. Mas na quantidade de produtos houve recuo de 5%.
Quando se considera o preço médio por unidades (cada produto ou embalagem), a alta foi de 13,7%.
Os dados do relatório “Consumer Insights 2022” mostram mudanças de hábitos também nos gastos fora de casa. Neste caso, o preço médio por produto cresceu 11%, acompanhado por um recuo de 10% na quantidade consumida. O valor, no entanto, se manteve estável.
Fontes: Valor Investe e Valor Investe