• Atendimento telefônico
                                ao Participante
    Atendimento telefônico ao Participante

    21 2277-1999

    09:00 às 17:00

    SEG. A SEXTA.

  • ícone de um relógio
    Atendimento presencial ao Participante

    (mediante agendamento)

    09:00 às 17:00

    SEG. E QUA.

Estratégias do consumidor para lidar com o impacto da inflação no seu orçamento

Imagem de um relógio quinta-feira, 07/07/2022, às 13:42

Para lidar com os preços mais altos, os consumidores brasileiros precisaram traçar novas estratégias ao realizar suas compras em supermercados. Entre elas, podem ser destacadas: redução de quantidade, mudança de marcas, pesquisa de ofertas e suspensão da compra de determinados produtos.

O consumidor tem deixado de fora do carrinho do supermercado proteínas como a carne e supérfluos que costumava comprar antes, como biscoitos e doces.

Segundo dados de um estudo da consultoria Kantar, o valor destinado a uma cesta de 120 categorias de itens, entre alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza, avançou 13,1% no 1° trimestre de 2022, quando comparado com o mesmo período de 2021. Mas na quantidade de produtos houve recuo de 5%.

Quando se considera o preço médio por unidades (cada produto ou embalagem), a alta foi de 13,7%.

Os dados do relatório “Consumer Insights 2022” mostram mudanças de hábitos também nos gastos fora de casa. Neste caso, o preço médio por produto cresceu 11%, acompanhado por um recuo de 10% na quantidade consumida. O valor, no entanto, se manteve estável.

Fontes: Valor Investe e Valor Investe