• Atendimento telefônico
                                ao Participante
    Atendimento telefônico ao Participante

    21 2277-1999

    09:00 às 17:00

    SEG. A SEXTA.

  • ícone de um relógio
    Atendimento presencial ao Participante

    (mediante agendamento)

    09:00 às 17:00

    SEG. E QUA.

Vantagens de investir em Previdência Privada na juventude

Imagem de um relógio sexta-feira, 13/05/2022, às 11:23

Mesmo estando em plena era digital, na qual temos acesso a um mundo de informações financeiras e previdenciárias, muito jovens ainda desconhecem as vantagens de investir em uma Previdência Privada e acham que é algo para se pensar só quando estiverem “mais velhos”.

Conforme pesquisas realizadas, em 2019, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 6 em cada 10 brasileiros admitem não se preparar para a aposentadoria. Entre os jovens essa porcentagem é ainda maior: 75% das pessoas entre 18 e 24 anos não têm essa preocupação. E as principais justificativas deste grupo são a falta de renda e a pouca idade.

Em um cenário em que somente 1% dos aposentados são independentes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é necessário que os jovens comecem a enxergar o quanto antes a importância em se preocupar com seu futuro.

A Previdência Privada para jovens contribui para poupar de forma disciplinada, evitando o consumo desenfreado, permitindo um futuro repleto de possibilidades e sem dívidas desnecessárias.

Segundo pesquisa realizada, em 2021, pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), os chamados “influenciadores digitais”, que abordam sobre investimentos, pouco falam a respeito da criação de uma reserva de recursos para a aposentadoria. A pesquisa acompanhou 266 influenciadores que abordaram temas relacionados a assuntos financeiros nas redes sociais (Instagram, Twitter, Youtube e Facebook). Desta numeração, apenas 51% trataram de previdência.

Além de ser uma boa saída para complementar a renda no futuro, esse tipo de investimento pode servir como uma reserva de médio e longo prazo para outros objetivos, para além da aposentadoria, como por exemplo, juntar dinheiro e fazer um curso no exterior, abrir um negócio etc.

Ao optar pela Previdência Privada, fique atento aos seguintes pontos:

1- Reserve um valor mensal da sua renda

Para você que ainda não possui um plano, separe um percentual do seu salário para destinar para a previdência. Dessa forma, conforme seu salário for aumentando, suas contribuições aumentarão de forma proporcional.

Não se preocupe tanto com os valores e sim com a disciplina.

2- Revise seus investimentos periodicamente

Para você que já faz parte da PREVIRB, com o passar dos anos, nosso padrão de vida vai mudando, as despesas aumentam e a necessidade de complementação da aposentadoria também.

A meta de ir fazendo pequenos aportes ao longo do tempo não significa que esses valores precisam ser sempre os mesmos.  Nas revisões, você entenderá se tem capacidade para aumentar o valor de contribuição ou se precisa reduzi-lo.

Portanto, é necessário pensar na previdência privada em dois momentos: na fase de acumulação, quando se faz os aportes para o plano, e na fase do recebimento, quando após o término do período de contribuição o investidor escolherá de que forma receberá o valor investido, conforme o plano escolhido.

FONTES: einvestidor